top of page

Desfiles das Escolas de Samba do Grupo A Carnaval 2023.

  • sitebalancodosamba
  • 11 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

ree


A primeira escola que abriu os desfiles no grupo A no Sambão do Povo no carnaval 2023 foi a Imperatriz do Forte.

O enredo escolhido pela Imperatriz do Forte para o carnaval de 2023 tem o título “Mas será o Benedito?” e conta a história de Benedito Meia-Légua, lendário quilombola da região do Sapê do Norte. O território, que engloba os atuais municípios de São Mateus, Conceição da Barra e Itaúnas, tem sua história construída e marcada pelo período escravista e, consequentemente, pela existência de quilombos e líderes na luta da liberdade do povo negro.

O desfile vem com uma média de 40 a 50 componentes por ala, tirando baianas de bateria. Outro detalhe interessante de se observar é que os carnavalescos decidiram não fazer uma ou duas alas da comunidade, como é comum. Eles resolveram espalhar a comunidade pelas alas do desfile, para assim manter toda a escola cantando.

Com um desfile cronometrado, a escola encerrou o desfile com 53ms50. O tempo máximo é de 55 minutos.


Império de Fátima

A Império de Fátima foi a segunda escola a entrar na avenida ainda noite desta sexta-feira. Enquanto a Imperatriz do Forte conseguiu desfilar dentro do tempo e não apresentou problemas graves, a "Caçulinha da Serra", teve complicações logo com o abre-alas, que emperrou logo no início do desfile.









Pega no Samba

O Pega no Samba foi a 3ª escola a desfilar no Sambão do Povo no grupo A do Carnaval de Vitória em 2023. Apesar das belezas do samba-enredo, com referências a Elza Soares e Emicida, a agremiação extrapolou o tempo permitido para desfile: foram 57 minutos e 37 segundos, pouco mais de dois minutos além do intervalo previsto em regra.

O samba-enredo do Pega no Samba estava na ponta da língua dos componentes. A letra falava em fé e orgulho do "crias".

E a passarela que é do samba, vai ser também do funk, do brega funk, do axé, do hip hop, do passinho, do riscado, do Carnaval. Todas as alas, tirando as de quesito, vem com uma média de 40 pessoas.


Independentes de São Torquato

O enredo “Madalena - Muito mais que um bem-querer”, da Independentes de São Torquato, abriu caminho para homenagear a maior parte da população do Espírito Santo: as mulheres.

A 4ª escola a entrar no Sambão do Povo no desfile do Grupo A trouxe referências culturais capixabas, sobretudo símbolos de Vila Velha, para o primeiro dia do Carnaval de Vitória de 2023. Apesar da força do samba-enredo, a escola excedeu o tempo permitido para o desfile. Foram 57 minutos e 7 segundos, mais de dois minutos acima do limite.





Chega Mais

Com o enredo "No alto do Morro, no topo do mundo. Dai ao Quadro o que é da Arte", a escola dos bairros do Quadro, Cabral e Santa Tereza valorizou artistas, projetos sociais e a própria escola de samba. Em um desfile animado, o 5º da noite no Grupo A do Carnaval de Vitória, a comunidade dançante fez bonito e cantou o samba-enredo chamando atenção para o amor pelo local onde vivem, contrastando com a “cultura de morte”. A agremiação encerrou o desfile com 53 minutos e 14 segundos, portanto, dentro do permitido.

As centenas de pessoas que vestiram as fantasias da “Chega Mais” no desfile no Sambão do Povo pareciam ter um mesmo objetivo: mostrar o Morro do Quadro como uma comunidade recheada de samba e arte.



Mocidade da Praia

A história de amor do pescador Dondon com a indígena benzedeira Dona Neném virou enredo de Carnaval em 2023, cantado pela Mocidade da Praia, escola de samba da Praia do Canto.

E o desenvolvimento do bairro, com o surgimento do Iate Clube e o Triângulo das Bermudas não foge da história de amor do casal que viu a região se tornar ponto importante da capital do Espírito Santo. A escola cantou no clarear do dia e fechou o desfile 11 segundos antes do limite de tempo: 54 minutos e 49 segundos.






Unidos de Barreiros

Fechando o primeiro dia de desfiles, a Unidos de Barreiros trouxe o enredo “Sou negro, sou raça, sou Brasil. Eis as histórias de nossos ancestrais (os filhos de afra!)”. O desfile será composto por 900 integrantes, distribuídos em 15 alas e 2 carros alegóricos, mostrou um contexto diferente sobre as histórias africanas já contadas por outras escolas.

Comentários


Posts Recentes

CNPJ: 11.109.792/0001-53

bottom of page